COMO SUPERAR A DIFICULDADE ALIMENTAR INFANTIL De longe, essa é a maior queixa dos pais aqui no consultório e nas minhas redes sociais: "Meu filho não quer comer nada". Uma situação delicada, mas que tem solução! E o caminho está na forma como os pais se posicionam sobre o assunto. Se o seu filho apresenta alguma dificuldade alimentar, a sua intervenção é fundamental e necessária. Como nutróloga e pediatra posso ajudar você com isso.
A minha principal dica é não desistir e persistir!
Então comece envolvendo a criança no processo de preparação do alimento.
Apresente os ingredientes, mostre de forma lúdica como eles podem se transformar em comidas nutritivas, saudáveis e poderosas.
As crianças são muito curiosas e vão achar o máximo tocar e cheirar os tomates vermelhinhos, as cenouras cortadas em fatias, as batatas descascadas que depois vão virar, como mágica, uma refeição deliciosa e nutritiva.
Quando a criança conhece melhor os alimentos e interage com eles, essa experiência gera empatia com a comida e ajuda a quebrar resistências. O feijão com arroz, o frango, a carne, o peixe, assim como as verduras, os legumes e as frutas, viram amiguinhos e até mesmo heróis no combate à doenças, eles serão ingredientes conhecidos e não mais coisas estranhas que a criança é obrigada a comer.
Então, não se sinta constrangido em bater sempre na mesma tecla, e em insistir gentilmente. Apresente o alimento para a criança inúmeras vezes, mas sem forçar.
E lembre-se principalmente de criar envolvimento, oferecendo diversidade, gerando curiosidade.
O processo de superação da seletividade alimentar pode ser lento, mas garanto que você vai se surpreender com os resultados. Além do mais, você sabe que pode contar com a minha ajuda sempre que precisar.
Comments