top of page
Foto do escritorJoyce Borba Marques

Tudo depende da quantidade e do por quê...


Vou explicar melhor!


Se é um hábito da família tomar café da manhã ou mais ainda... passar aquele café quentinho quando chega uma visita ... daí SUPER OK ensinar a criança a tomar café ou café com leite... não vejo nenhum problema em seguir essa "tradição" ... MAS por outro lado se é um hábito seu tomar café o dia inteiro... daí melhor rever isso aí e não perpetuar isso.


Na verdade não existe uma idade mágica que a partir dali está liberado o consumo de cafeína... na realidade precisa levar conta muito mais a dose de cafeína e seus efeitos sobre o organismo... e aqui vale ressaltar que cada pessoa reage de um modo a curto e a longo prazo aos efeitos da cafeína.


De modo geral menores de 2 anos não devem ingerir produtos com cafeína. E alguns experts liberam o consumo somente após 6 anos.

Os pesquisadores ainda não conseguiram definir uma quantidade segura para crianças... então: melhor não abusar!!


Eu insisto que vale o bom senso!


E vale lembrar que não é só o café que contém cafeína, hein!!


Então se vou deixar três dicas:


1 - se for oferecer, ofereça somente CAFÉ SEM AÇÚCAR para seu filho (se ele não gostar... então que não tome... adoçar o café serão dois erros, o do açúcar e do cafeína desnecessária para uma criança)


2 - CAFÉ COM LEITE tem que ser sempre mais leite do que café! Pois o café prejudica a absorção de muitos nutrientes e nesse caso principalmente.


3 - que o café é um poderoso estimulante você já sabe... mas sabia que ele também ajuda naqueles dias que o intestino está mais constipado?! Então já dose de café pode ajudar nessa hora...


Você costuma tomar café?


 

Dra Joyce Borba Marques

Pediatra e Nutróloga Pediátrica

CRMSP 178400 RQE 63852 | 63852-1



Comments


Blog Dra Joyce Borba

bottom of page